Por que a imagem não pode estar acima das responsabilidades e resultados

Guto Ferreira
3 min readJan 8, 2021

Nos últimos anos vivemos um boom de youtubers, gurus e sei lá mais o que. Isso é ruim? para as mudanças que uma nova economia se propõe a fazer, não. É uma transição normal e adaptativa.

O problema não está no boom em si e sim na qualidade disso. O uso de estruturas para a promoção pessoal e mesmo mostrar algo que não é para enganar as pessoas e vender cursos, dicas, bla bla bla. Este é um problema que sempre existiu é verdade, mas tem se mostrado assustadoramente crescente para uma geração que diz querer "mudar as coisas".

Eu não vivo de imagem. Vivo de resultados. E quando não entrego passo sufoco. O mundo ilusório de algumas pessoas e que elas tentam promover não tem a menor importância para quem conhece o mundo real. É mesmo a tal da bolha. Quer saber como funciona um Brasil de verdade? Quem são os empreendedores de verdade? Quem faz a economia girar mesmo? Então, vai pra um evento lá no sertão pernambucano. Vai para o interior do Rio Grande do Sul, Acre, Manaus, Rondônia. 95% da galera que produz valor de verdade nao vende imagem. Vende resultado. Vende eficiência. E pode ser que tenha construído uma boa imagem. Mas primeiro construiu o que? Resultado.

A verdade incômoda, o elefante na sala de cristais da nova geração é o fato de que boa parte dos que você segue hoje, que mostra relógio caríssimo, helicóptero, sei la mais o que, uma boa parte deles que vende conteúdo, fala que investe e tal, não tem grana pra pagar o aluguel. E isso, por si só, mostra que este ambiente é, cada vez mais, ruim para o Brasil. Você pode ser um destes caras. Parabéns, um em um milhão. parabéns mesmo. Mas pra quem não é, filho, é trabalho e pancada o dia todo o tempo inteiro. Gerar valor é foda. não é esta várzea não.

Parece que existe uma tendência de glamourização crescente, mas que beneficia apenas um pequeno clube. Isso acontece em vários setores. Mas sempre são pequenos grupos. Cabem via de regra em uma mesa de poker. O que assusta é que a imagem parece estar acima dos resultados. Os caras matam até a mãe para se manter no status quo. Triste. É difícil entender que imagem possa estar acima das coisas certas, da moralidade. Ouvi de uma pessoa há dois dias: "Guto, nós vivemos no Brasil. Você acha mesmo que vamos mudar?" Eu tenho a opinião que o Brasil não dará certo nos próximos 15, 20 anos pelo menos. Justamente por este tipo de pensamento. Proteja seus amigos, não faça o certo. Faça parte do clube, não defenda o certo. Jogue a sujeira para baixo do tapete, não faça o certo.

Será que a geração mais conectada da história entende que aos poucos (ou talvez mais rápido do que imagina) ela se parece cada vez mais com a corja política que ela tanto critica? Com uma diferença. A galera política tá na casa dos 50….60 anos. E eles tem 25...35 anos. É uma tragédia. Escolher ganhar dinheiro enganando os outros ou usando de posições para ganho pessoal.

Você pode me chamar de puritano e idiota. Estou longe de me importar. Já disse. Não vivo de imagem. Mas valorizo muito mais a barraquinha do seu zé lá em Caitité na Bahia ou um empreendedor ralador em Serra Talhada em Pernambuco do que este life style bullshit que alienados batem palmas alucinadas…A imagem nunca estará, para mim, acima dos resultados. Absolutamente nunca. Quem vive de imagem nunca viverá de resultados. Nunca irá gerar riqueza ou valor. Simples assim. Reflita. Bom FDS.

--

--