Para novos tempos, novas estratégias. Para novas estratégias novas adaptações do pensamento e riscos. O ser humano evolui e se torna cada vez mais complexo. Se você ainda pensa como o Homo Erectus, se prepare para o fim
Me lembro claramente de um evento onde palestrei no InovaBra, espaço de inovação e conhecimento do banco Bradesco, em São Paulo, em 2018. Lá, uma das palestrantes, Alexandra Favero disse uma palavra que moldou parte do meu pensamento até hoje: Homo Pixel.
De lá para 2021, desenvolvi muitas teses sobre este novo elo na cadeia do desenvolvimento humano. Ainda que a antropologia…
É interessante ver como cada vez mais as redes sociais se reinventam. E não há julgamento de mérito aqui. Apenas a constatação de que o digital e as novidades avançam em ritmo surpreendente. E sim, obviamente haverá, como sempre há, uma depuração ao longo do tempo para toda nova rede social.
O ClubHouse é um caso interessante. Sim, é claro que existem na nova queridinha dos usuários digitais, salas de conteúdo interessantes e úteis. Mas depois de 3 semanas observando e ouvindo na rede, amigos, especialistas e usuários, não é muito difícil afirmar que o que tem de enganador no…
Hoje acompanhei desde as primeiras horas do dia a posse de Joe Biden e Kamala Harris. Os rituais, a institucionalidade, o respeito pelos símbolos nacionais. Não poderia deixar de observar, como analista, a posse na democracia mais antiga no mundo. E confesso, me senti feliz e triste. Inspirado e em dúvida. Pensativo.
Somos acostumados a acreditar que o brasileiro é feito de paixões. Que somos criativos e que isso sempre nos tira dos piores momentos. Que somos sobreviventes. Mas hoje, ouvindo os discursos, sobretudo de Biden e da jovem poetisa Amanda Gorman, de 22 anos, fiquei pensando quando o brasileiro…
Texto integral na coluna O Conservador Tecnológico, no portal R7/Record
Interessante como o radicalismo desperta paixões. De lado a lado, parecem que todos se tornam treinadores da seleção de futebol de seu país ou especialistas em qualquer tema. E sim, isso é ruim. O radicalismo aprofunda divisões e coloca a sociedade em xeque.
Mas existe algo de muito interessante na expulsão de Donald Trump do Twitter. Uma parcela considerável de pessoas saiu na grita de que a empresa censurou o quase ex presidente americano. Pasmem, até o Partido da Causa Operária no Brasil, o PCO, entrou no debate pró Trump…
Nos últimos anos vivemos um boom de youtubers, gurus e sei lá mais o que. Isso é ruim? para as mudanças que uma nova economia se propõe a fazer, não. É uma transição normal e adaptativa.
O problema não está no boom em si e sim na qualidade disso. O uso de estruturas para a promoção pessoal e mesmo mostrar algo que não é para enganar as pessoas e vender cursos, dicas, bla bla bla. Este é um problema que sempre existiu é verdade, mas tem se mostrado assustadoramente crescente para uma geração que diz querer "mudar as coisas".
Eu…
A primeira coisa que a maioria dos que lerem este texto vão pensar é: Por quê o Guto está escrevendo isso? E por quê agora? Então de cara eu preciso responder isso. E a resposta é relativamente simples.
Ter uma consciência leve e limpa não tem preço e não tem prazo de validade para que isso aconteça. Simples assim. Tive bastante tempo para uma bela reflexão e resolvi contar esta história, que sob muitos aspectos foi a maior decepção que já tive com uma geração que deveria ter o dever de fazer as coisas diferentes. Quando terminar este texto, tenha…